+55 21 3852-3431+55 21 99533-0483atendimento@univerkizazi.org.br

Captação de Recursos Projetos Socioculturais

OBJETIVOS: Desenvolver competências que possibilitem uma visão estratégica e conceitual de aplicação da elaboração de plano estratégico para a captação...

0
(0avaliação)
2 alunos
Última atualização 29 de janeiro de 2021
Descrição
Conteúdo Curso
Professor(es)

OBJETIVOS:

Desenvolver competências que possibilitem uma visão estratégica e conceitual de aplicação da elaboração de plano estratégico para a captação de recursos das OSCs à medida que o participante vai absorvendo o conteúdo.

Hoje em dia o chamado Terceiro Setor ou Organizações da Sociedade Civil – OSCs, busca profissionalizar os serviços de suas organizações sociais para que os trabalhos voltados às comunidades tenham mais qualidade. No entanto, gerir um projeto social com poucos recursos financeiros significa uma limitação no avanço da proposta de solidariedade das OSCs e para isso se faz importante o desenvolvimento de estudos que promovam o entendimento e a prática do processo total de mobilização de recursos bem como o prover ferramentas e técnicas para iniciar uma captação de recursos efetiva.

Assim as OSCs procuram viabilizar a sua missão socioambiental atendendo pessoas em condição de vulnerabilidade social buscando aumentar o atendimento a demanda reprimida e trabalhando para aumentar as doações junto a pessoas jurídicas, físicas, setor público, bem como por meio de projetos de geração de renda pela mobilização de recursos humanos, financeiros, materiais, estruturais e de serviços, tarefa essa que carece de estudo e aperfeiçoamento. O curso irá auxiliar profissionais a melhorar sua atuação: com estudo da administração, marketing e comunicação eles irão tomar contato com o que leva pessoas e empresas a tornar-se doadores, irão agregar a essa proposta um plano de estratégias bem elaborado, assim terão subsídios para construir um plano de arrecadação de recursos bem-sucedido e obter melhores resultados.

METODOLOGIA:

O Curso aborda as fontes de captação de recursos em detalhes e a diferença entre fonte e estratégias. Detalha as estratégias disponíveis atualmente e como escolher as melhores estratégias para a causa escolhida. Termina em como elaborar um plano de captação de recursos. Muitos vídeos de comunicação para a captação são utilizados. Nas aulas daremos ênfase no diálogo, por meio de discussão em grupo e exercícios. Serão utilizados recursos multimídia, filmes. Para cada tópico será indicada bibliografia relacionada, a fim de fundamentar a discussão em sala. Ao final do curso, os alunos apresentarão trabalho em grupo, com o plano estratégico para captação de recursos, aplicando os conceitos aprendidos no curso a partir de um caso real.. Consiste na proposição de solução de um problema ou desafio real que uma OSC esteja enfrentando.

AVALIAÇÃO:

O trabalho integrado seguirá as seguintes etapas:

  • Apresentação de cases reais de palestras e relatórios de trabalho das
    organizações e seus desafios;
  •  Apresentação do plano estratégico sobre captação de recursos ao final do
    curso.

CERTIFICAÇÃO:

  • Entrega das atividades propostas ao longo do curso.
  • Entrega do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), conforme indicado no campo AVALIAÇÃO.
  • Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas e nota igual ou superior a  7,0.
  •  Data limite para a finalização de todas as atividades na Plataforma 09 de julho  de 2021.

BIBLIOGRAFIA:

 

 

Admin bar avatar
Empreendedora social, palestrante, professora, consultora e facilitadora. Gestora Cultural formada pela Associação Brasileira de Gestão Cultural; doutoranda do curso de antropologia social; mestre em Educação para as Relações Étinico Raciais; Graduada em Relações Internacionais e Design de Moda; MBA em Gestão de Projetos e Gestão de Projetos no Terceiro Setor; especialista em modelagem, elaboração e formatação de projetos nacionais e internacionais para captação de recursos no Brasil e exterior, por meio de verbas direta ou editais, públicos e privados, com ou sem incentivos fiscais. Participa ativamente de organizações sem fins lucrativos há mais de 23 anos. Tem participado de diversos encontros de fundraising em diferentes países. É professora na pós-graduação da Univerkizazi e de cursos de extensão pelo Instituto Hoju. Membro do comitê científico CEPA/UKAY.
Avatar